Terminal de ônibus de Paulista ganha primeira biblioteca pública do País

Pâmella Cavalcanti

 

A biblioteca ‘Leitura Integrada’ foi inaugurada, nesta segunda-feira (12), no Terminal Integrado Pelópidas Silveira, no município de Paulista, no Grande Recife. Essa é a primeira vez que uma biblioteca pública é instalada dentro de um terminal de ônibus no País. A partir de agora, usuários e moradores da região terão acesso gratuito aos cerca de 2.200 títulos disponíveis.

 

A iniciativa, uma realização do Grande Recife Consórcio de Transporte, em parceria com a Fundação Gilberto Freyre e o Instituto Brasil Leitor (IBL), visa o incentivo e o acesso universal à educação e à cultura. Para isso, além da variedade de temas e autores que compõem o acervo, há também livros em braile e audiobooks. Estarão nas prateleiras livros de Machado de Assis, Paulo Coelho e José Saramago, entre outros.

 

 

Para a estudante Eduarda Cristina Oliveira, de 16 anos, essa será uma grande oportunidade de conhecer uma quantidade enorme de títulos. “Amanhã mesmo venho com minha mãe e vou me cadastrar. Não vejo a hora de poder pegar livros emprestados”, afirmou.

O cadastro deve ser feito com a apresentação da identidade, CPF e comprovante de residência – todos com cópias – , além de uma foto 3×4. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais.

O secretário das Cidades e presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Dilson Peixoto, pontuou o desejo de multiplicar esse projeto para outros locais. “A nossa expectativa é que o sucesso dessa biblioteca nos motive a replicar esse exemplo em outros terminais”, disse. O espaço funcionará de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h.

 

Fonte: JCOnline