Palestrantes & Convidados

Quem estará conosco lá no evento? Eis aqui o perfil de cada um dos palestrantes e convidados!


1231615_10200597736536885_1149395277_n

Oswaldo Francisco de Almeida Júnior – Doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Professor associado da Universidade Estadual de Londrina. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília e Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri.


 

562174_354089434691809_28233767_nAna Cláudia Perpétuo de Oliveira – Doutora em Ciência da Informação, possui graduação em Biblioteconomia e em Educação Artística – Habilitação em Música. Docente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catariana (UFSC). Ao longo de sua carreira profissional, trabalhou com projetos sociais na biblioteca do presídio feminino e com a implantação de biblioteca comunitária de autoatendimento em terminal de ônibus, ambos na cidade de Florianópolis. Como bibliotecária atuou em biblioteca especializada, escolar, universitária e no Sistema de Bibliotecas Públicas de Santa Catarina. Participa do Grupo de Pesquisa Informação, Tecnologia e Sociedade (UFSC). Tem como interesse de estudo políticas públicas de leitura, escrita e informação, bibliotecas públicas e comunitárias, exclusão social, relações entre biblioteconomia e arte, formação do bibliotecário, educação bibliotecária e ética profissional.


Marco_PortoMarco Antônio de Almeida – Doutor em Ciências Sociais pela UNICAMP e Livre-Docente em Ciências da Informação pela USP. Atualmente, é professor no curso de Biblioteconomia e Ciências da Informação da FFCLRP-USP e do programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da ECA-USP. Pesquisa e trabalha nas seguintes áreas: teoria social da comunicação e da informação; mediação e ação cultural; sociologia da cultura, sociabilidade e novas tecnologias; políticas culturais e da informação. Líder do PRACTIC – Grupo de Estudos de Práticas Culturais e Tecnologias de Informação e Comunicação.


jorgeprado-1Jorge Moisés Kroll do Prado – Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Gestão de Unidades de Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina e bacharel em Biblioteconomia pela mesma instituição. Coordenador da Rede de Bibliotecas do Senac Santa Catarina, Information Coordinator do Comitê Permanente para América Latina e Caribe da International Federation of Library Associations (IFLA/LAC). Temas de estudo: mídias sociais, marketing, curadoria digital, tecnologias da informação e da comunicação na gestão de unidades de informação, altmetria, análise de redes sociais e comunicação científica. Membro dos grupos de pesquisa “Informação e Tecnologia: Gestão e Tecnologia” e “Intelligence, Technology and Information Research Group”, ambos vinculados à UFSC.


biblioteca_3
Raphael da Silva Cavalcante
– Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2012). Possui graduação em Biblioteconomia também pela Universidade de Brasília (2007). Profissionalmente, exerce o cargo de Analista Legislativo – Bibliotecário da Câmara dos Deputados. Tem interesse no estudo de Sistemas de Organização do Conhecimento, processos de disseminação da informação e do papel social exercido pelas bibliotecas e bibliotecários.


photoDivino Ignácio Ribeiro Júnior – Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho – UNESP e graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade de Marília – UNIMAR. Atua na Pesquisa e Desenvolvimento nas áreas: Engenharia do Conhecimento, Gestão da Informação, Web Semântica e Engenharia de Ontologias, com experiência no desenvolvimento de Sistemas Baseados em Conhecimento para área da Saúde. É docente da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC desde 2002.


 

downloadGabriela Bazan Pedrão – Doutoranda em Ciência da Informação (CI) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e bolsista pesquisadora da Fundação Biblioteca Nacional. Mestre em CI pela Unesp (2013). Possui graduação em Ciências da Informação e Documentação (2010) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (USP). Na área profissional tem experiências com Bibliotecas Universitárias, Escolares e Centros de Documentação.