Ciberética

O evento Simpósio Internacional de Informação, Propriedade Intelectual e Ética -(Ciberética) teve como objetivos: difundir as formas de utilização dos recursos originários das denominações “novas tecnologias” para a produção, acesso, disseminação, preservação e uso leal das informações em ambiente eletrônico. Por meio de conferências, palestras, comunicações técnicas, workshop e debates foi proporcionado aos participantes a troca de experiência, a ampliação de contatos, divulgação de novas tecnologias, e viabilidades técnicas e científicas para democratizar o acesso à informação e respectivo uso para tornar uma sociedade democrática e principalmente elevar a condição humana.

A repercussão, a qualidade dos debates e a importância dos temas abordados durante o I CIBERÉTICA garantiram a recomendação da UNESCO para que Florianópolis torne-se sede da seção latino-americana do “Infoethics” – Seminário Internacional da organização das Nações Unidas, para discutir a ética da informação em ambientes eletrônicos. A indicação foi feita na ocasião pelo consultor da UNESCO Victor Montvodoff, um dos palestrantes do evento, que reuniu mais de 500 profissionais no Centro de Convenções, em Florianópolis, em 1998.

A ACB está trabalhando para resgatar os anais das duas edições do Ciberética. Uma vez findo o trabalho de resgate, os anais serão publicados nesta página.

II Ciberética – 12 a 14 de novembro de 2003
Tema: Informação como um bem econômico, social e humano. Subtemas: Direito, sociedade e informática; uso leal das informações e propriedade intelectual.
Site

I Ciberética – 19 a 21 de novembro de 1998
Tema: Informação, Propriedade Intelectual e Ética