Filiação

A ACB, enquanto entidade que congrega os bibliotecários catarinenses, tem a necessidade de trabalhar em parceria com outras instituições que atuam no fortalecimento das bibliotecas, da leitura, da educação, da formação bibliotecária e dos serviços de informação. Nesta seção você confere as instituições com as quais a ACB mantém vínculo formal.

 

febab_logo

 

Filiada a FEBAB
Fundada em 26 de julho de 1959, a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade de São Paulo, com prazo de duração indeterminado. É constituída por entidades-membro – associações e sindicatos de bibliotecários e cientistas da informação, instituições filiadas e pelos órgãos: deliberativos – Assembléia Geral e Conselho Diretor; executivo – Diretoria Executiva; de fiscalização – Conselho Fiscal; de assessoria – Comissões Brasileiras e Assessorias Especiais. Desde de seu nascimento, a FEBAB tem como principal missão defender e incentivar o desenvolvimento da profissão.  A FEBAB é filiada a International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA), entidade independente e não governamental fundada em 1927 que atua em escala mundial representando os interesses das bibliotecas, das associações de bibliotecários, além de promover o aprimoramento dos serviços de informação.

CRB_14-46371

Os Presidentes de Associações de Classe são membros natos do CRB-14, de acordo com o disposto no Art. 21 da Lei nº 4.084/62.

 

 

 

10_Forum_Catarinense_Livro_Leitura

Parceira do Fórum Catarinense do Livro e da Leitura
O Fórum tem por objetivo promover um ambiente de integre a sociedade civil e o governo, de forma que todos os agentes interessados participem da construção do Plano Estadual do Livro e Leitura, assegurem a democratização e o acesso ao livro, atuem no fomento e na valorização da leitura, no desenvolvimento das bibliotecas e no fortalecimento das cadeias criativas e produtivas do livro. A ACB integra o grupo gestor do Fórum.

UFSC-Federal-Santa-Catarina

 

Parceira do Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFSC
A ACB tem assento no colegiado do Curso de Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina.