Nossa história

A Associação Catarinense de Bibliotecários é uma entidade de classe que desenvolve suas atividades desde 1975 com o objetivo de representar os profissionais e de lutar pelos objetivos da classe e pelo movimento de vários profissionais Bibliotecários; os quais acreditavam que a união e a composição de grupos pudessem causar mais impacto na sociedade, e assim garantir o espaço do Bibliotecário.

O primeiro encontro realizado pelos profissionais empenhados em criar uma associação de bibliotecários em Santa Catarina se deu no dia 15 de março de 1975, e foi realizada no Oscar Palace Hotel. Muitos profissionais destacaram-se na intenção de criar esta associação profissional para que representasse os mesmos perante a sociedade, e diante de outras associações de classe. Destacou-se aqui no sentido de representar os profissionais Bibliotecários apenas a 1ª diretoria eleita, como diretoria provisória. A primeira diretoria eleita foi composta por Dário Rodrigues de Carvalho como presidente, como vice-presidente ficou definido o nome de Márcia Pereira Veras. As primeira e segunda secretárias ficaram definidas respectivamente para ocupação por Adélia dos Santos Silveira e Regina Célia Montenegro de Lima, os cargos de primeiro e segundo tesoureiros ficaram com Elba Beaurord Neves e Mitsi Westphal Taylor.

Desde o início das atividades os profissionais demonstraram preocupação em criar um estatuto que determinasse as diretrizes que deveriam ser seguidas. Mas esse foi um processo mais lento, por envolver processos mais burocráticos. Mas deve-se enfatizar o trabalho realizado pelas Bibliotecárias Adélia dos Santos Silveira, Mitsi W. Taylor, Elba Beaurmond Neves, Cleide Price e Regina Celia Montenegro de Lima que, prepararam, a partir de um anteprojeto e após várias leituras de estatutos de outras associações, um modelo de estatuto. Esse foi entregue a cada um dos presentes na primeira reunião oficial de fundação para que se fizesse a primeira análise pelos membros e, após, as devidas modificações.

Assim a associação foi criada com o papel de representar os profissionais e mostrar o lugar do Bibliotecário no mercado de trabalho. O seu nome inicial ficou definido como Associação Profissional de Bibliotecários Catarinense (APBC). Não se tinha na sua criação um local, uma sede onde os membros tivessem uma referência de localização; para minimizar este problema foi alugada uma caixa postal com o número 401 , para que pudessem receber correspondências. Os encontros dos membros da Associação eram feitos em salas de outras instituições, sendo que não havia um local exato, reuniam-se para cada reunião em um local diferente, onde ficasse melhor localizado para todos.

Em 1977 a associação já tinha 60 inscritos, e os valores de mensalidades ainda não haviam sido cobrados de nenhum membro.

Para melhor concretizar a Associação, a diretoria depois de vários contatos e aprovações conseguiu que a sede provisória da APBC ficasse fixada em uma sala na Biblioteca Pública de Santa Catarina. Este acontecimento se deu no ano 1978, mas mesmo com um local físico disponível para suas atividades, as reuniões continuaram a ser realizadas em locais definidos que contemplasse um número maior de membros e pelo horário de disponibilidade.

Desde o início de suas atividades os membros da associação já discutiam a possibilidade da publicação de um estatuto, mas devido a problemas burocráticos, até 1977 ainda não havia sido publicado oficialmente; por isso a associação não existia legalmente. Nos arquivos da Associação não consta a data oficial da publicação deste estatuto.

Em 1979 é que foram instituídos os grupos de trabalho dividindo-se as atividades entre os membros, em que para cada foco da profissão foi formado um grupo responsável em trabalhar e divulgar as atividades que seriam realizadas.

Em reunião no ano de 1982 a Associação passa a se chamar Associação Catarinense de Bibliotecários, nome escolhido por votação. Nessa época a ACB já contemplava 142 associados.

Neste mesmo ano fica resolvido que o XII CBBD seria realizado em Balneário Camboriú – SC, devido a cidade estar com melhores condições físicas, como hotéis e auditórios.

Na 15ª Assembléia Geral Extraordinária na data de 08/03/1982 foi eleita para assumir a presidência do XII CBBD, Lídia Maria Benhardt, então presidente da ACB.

Em outubro de 1988 foi aprovado por unanimidade a aquisição do imóvel próprio da ACB, situado na rua Salvador Di Bernardi, 239, 3ª andar, sala 302, Campinas, São José – SC. Para esta compra foram utilizados uma quantia da poupança que a ACB possuia na época no valor de C$ 550.000.000 cruzeiros e um valor mensal de C$ 7.820,00. No momento da compra não pôde ser efetuada a transferência do imóvel para o nome da Associação, assim fez-se um contrato registrado em cartório.

Mas após várias solicitações dos profissionais e análises de prós e contras, a ACB se une em uma única sede juntamente com o CRB-14, na rua Felipe Schimidt, ed. Dias Velho, sala 1605, centro, Florianópolis – SC. Há registro da mudança da ACB novamente para a sede em Campinas na data de 09 de dezembro de 2005 e está localização permanece até hoje.

Uma associação profissional visa dentre tantas atribuições a educação continuada dos profissionais envolvidos, promovendo cursos, eventos, palestras, todo tipo de produção intelectual que os profissionais adquiram com a finalidade de atualização permanente.

Dessa forma a ACB desenvolve atividades que buscam promover o

conhecimento e este crescimento profissional. Dentre as atividades enfatiza-se como principal o Painel de Biblioteconomia em Santa Catarina, um fórum anual criado para destacar as principais problemáticas da profissão no Estado. Este evento iniciou-se no ano de 1982 e tem como objetivos:

Aprimorar a prática profissional dos bibliotecários catarinenses propiciando educação continuada aos mesmos;

Divulgar e compartilhar experiências, resultados de pesquisas e estudos da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação realizados em Santa Catarina e em outras regiões do país. Promover debates que contribuam com a sociedade na realização de projetos e reivindicações de ações ao entendimento de nacionalidade, cidadania e responsabilidade e inclusão social;

Socializar práticas e vislumbrar oportunidades de intervenção política da Classe Bibliotecária Catarinense no sentido de projetar ações relacionadas ao fazer profissional/político no sentido de fortalecer a categoria e projetá-la na sociedade catarinense.

A entidade também desenvolve anualmente a semana do Bibliotecário, promovendo palestras e mesas redondas, onde são discutidos assuntos referentes a situação atual dos Bibliotecários A Associação promove cursos de curta duração durante o ano todo, trazendo profissionais de várias áreas da Biblioteconomia para ministrá-los, estando sempre presente nos eventos promovidos pelos cursos de Biblioteconomia da UFSC e da UDESC.

A Associação Catarinense de Bibliotecários mantêm atualmente um acervo de livros e revistas científicas que ficam a disposição dos profissionais e estudantes para consulta local. Há também um acervo de livros da área da ciência da informação à venda na sede da Associação.

Assim sendo a associação desenvolve atividades de educação continuada, promove a profissão, e tem como foco servir de intermediador de informação para os seus membros.

Fonte:
Santos, Daiane dos. Criação e desenvolvimento da ACB: sua finalidade e ações desenvolvidas. Florianópolis, 2009. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Biblioteconomia). – Universidade Federal de Santa Catarina, 2009. 84 f. Disponível em: <http://www.cin.publicacoes.ufsc.br/tccs/cin0020.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2014.

 

Aprenda mais sobre a história da Biblioteconomia catarinense com a leitura dos artigos:

OHIRA, Maria Lourdes Blatt et al. A tragetória da Biblioteconomia em Santa Catarina – 1973/1998. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 4, n. 4, p.144-165, 1999. Disponível em: <http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/343/406>. Acesso em: 20 jan. 2014.

QUINTEIRO, Suely. Análise das atividades realizadas em 20 anos de existência da ACB: Associação Catarinense de Bibliotecários. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 2, n. 2, 1997. Disponível em: <http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/320/371>. Acesso em: 9 mar. 2014.