Anteriores

Anais do Painel Biblioteconomia em Santa Catarina 2018

A Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB) é uma entidade de classe que desenvolve suas atividades desde 1975 com o objetivo de representar os profissionais e de lutar pelos objetivos da classe de bibliotecárias/os. Em paralelo às mudanças na formação profissional, a/o bibliotecária / o foi rompendo barreiras e deslumbrando outros espaços de atuação além das bibliotecas.

Na literatura da área da Ciência da Informação no Brasil temos grande quantidade de documentos que abordam essas mudanças. Há bibliotecários atuando não só nas bibliotecas escolares, universitárias, especializadas, mas também em comunitárias, prisionais e em novos espaços como startups. Há também profissionais desenvolvendo ações inovadoras buscando a criatividade e atuando politicamente respeitando a diversidade em busca da igualdade em todos esses espaços mencionados.

Ainda, há os espaços de mobilização profissional, como as Associações e Conselhos Profissionais que evoluíram ao longo de mais de 40 anos. A ACB, inclusive, tem uma longa e batalhada história de construção e evolução. Vale ressaltar, que essa ação tem início nos Centros Acadêmicos onde os discursos políticos construídos pelos alunos visam o fortalecimento das lutas da categoria. Dentro dessa conjuntura, várias questões sociais, políticas, educacionais, tecnológicas e históricas apresentam diretrizes operacionais e metodológicas que sustentam a atuação do bibliotecário nos diversos espaços e que precisam ser refletidas e debatidas.

É com base nesse debate e respaldada por todas as indagações que envolvem a atuação e a formação dos profissionais em plena sociedade da informação que a Associação Catarinense de Bibliotecários apresenta na 36ª edição do Painel Biblioteconomia em Santa Catarina a temática: “A formação política e os espaços transformadores de atuação do/a bibliotecário/a no atual contexto brasileiro”. O evento terá abrangência nacional e será realizado no Instituto Federal de Santa Catarina – Campus São José, entre os dias 02 a 04 de agosto de 2018.

Para acesso o Anais 2018, clique aqui